Como não houve resposta, estou enviando de novo
Recebi um email assim, dizendo a mesma coisa repetida. Eu havia recebido já da primeira vez, mas como era só uma informação já esperada, julguei que não precisava responder dizendo “chegou, obrigado!” e não o fiz.
Reconheço, porém, que dada a instabilidade desses serviços de email nunca ninguém sabe se a mensagem chegou ou não. Ela pode ter sido jogada na lixeira do spam, ou pode ter falhado por outros motivos, e aí não existe um jeito garantido de saber se houve falha, é um enorme problema sempre. Por isso a necessidade de uma resposta “chegou, obrigado!”.
Mas não podemos parar por aí. A resposta “chegou, obrigado!” também está sujeita aos mesmos trâmites e riscos da mensagem original. Seria necessário, porém, que assim que a outra pessoa recebesse o “chegou, obrigado!” deveria então responder com um “recebi a sua confirmação”. Caso não o fizesse, eu poderia achar que a minha mensagem não havia chegado e dias depois enviá-la de novo: “como não houve resposta à minha confirmação, estou enviando de novo”.
E assim por diante (eu ia escrever mais um parágrafo só pelo drama, mas desisti. Já deu pra entender).
- Ripple and the problem of the decentralized commit, esta situação que acabo de viver é mais um exemplo prático disto.